De 13 a 17 de fevereiro Macapá vai estar em festa e o Visite Amapá vai acompanhar tudo de pertinho, confira as programações.

O carnaval de 2026 em Macapá já tem suas datas bem definidas, que reúnem bloquinhos de rua, trios elétricos, apresentação de escolas de samba, retiros espirituais, e claro, não podemos esquecer da famosa “A Banda” de Macapá.
Serão 5 dias de festa da programação que já faz parte do calendário do município, que fortalece a cultura popular, que impulsiona o turismo e a economia na nossa terra. E enquanto alguns comemoram intensamente, outros veem no feriado o momento perfeito para se conectar com a própria espiritualidade.
Desfiles das escolas de Samba
Tradicionalmente sediado no sambódromo da capital, nos dias 13 e 14 de fevereiro. Dez agremiações entram na avenida para disputar o título de melhor escola de samba de 2026, mostrando sua história, samba e paixão pela arte.
Ao todo são dez escolas que estão divididas entre os grupos especiais e os grupos de acesso, acompanhe a ordem dos horários para não ficar de fora.
Veja a ordem dos desfiles:
13/02 (sexta-feira)
- Embaixada do Samba -21h
- Emissários da Cegonha -22h25
- Unidos do Buritizal – 23h50
- Maracatu da Favela – 1h 25
- Boêmios do Laguinho -3h
14/02 (sábado)
- Solidariedade – 20h
- Império da Zona Norte – 21h25
- Império do Povo – 22h50
- Piratas da Batucada – 0h25
- Piratas Estilizados – 2h
Orla Folia
Com uma programação que promete gerar muita renda, apoio aos empreendedores e o fortalecimento da economia, a Prefeitura de Macapá promove o Orla Folia, evento que conta com atrações nacionais e locais, em trios elétricos e palco, movimentando a cultura e o lazer, com estímulo à economia local.
Veja a programação:
13/02 (sexta-feira)
Carnakids 2026 – 16h; local: Parque do Meio do Mundo
- Tio Samuca
- Tia Lea
- Banda Clubekids
14/02 (sábado)
Trios elétricos – 18h; local: Orla do Santa Inês
- Ara Ketu
- Monica Lins
- Éder Rafael
Palco – 18h; local: final da Rua Torta, Orla do Santa Inês
- Dj Kauã Show
- Dj Méury
15/02 (domingo)
Trios elétricos – 18h; local: Orla do Santa Inês
- Zé Felipe
- Thamires Cristina
- JR Siqueira
Palco – 18h; local: final da Rua Torta, Orla do Santa Inês
- Dj Larissa Prime
- Dj Netinho Popular
16/02 (segunda)
Trios elétricos – 18h; local: Orla do Santa Inês
- Pedro Sampaio
- Bloco da Karalhenta
- Karla Karvalho
- JR Sanches
Palco – 18h; local: final da Rua Torta, Orla do Santa Inês
- Dj Driko
- Dj Alan Brito
“A Banda”
E não podemos esquecer do tradicional bloquinho de rua mais famoso de Macapá ,que encerra sempre a festividade com chave de ouro na terça-feira (17). Neste ano “A Banda” completa 61 anos de história e a principal atração são seus bonecos gigantes, que dessa vez vem homenageando a seleção brasileira, já em clima de copa do mundo.
O desfile começa às 9h com café da manhã na sede, que fica na Avenida Ernestino Borges. Às 12h será servido o caldo da festa, que tradicionalmente marca o início da festividade. Depois disso o desfile segue às 13h30 para a praça Veiga Cabral. O desfile do desfile ocorre às 14h.
O desfile passa pela Rua Cândido Mendes, Avenida Henrique Galúcio, Rua Tiradentes, Rua Leopoldo Machado e termina Ernestino Borges.
Esse ano tem 6 trios elétricos e um mini trio chega para animar toda a galera. Vale muito a pena conhecer.
Retiros Espirituais e feriado prolongado
Na contramão das festas muitas pessoas preferem o sossego e a calmaria, alguns aproveitam para ir às suas chácaras e terrenos afastados da cidade. Uma ótima pedida nesse feriado é conhecer o interior do estado, o Visite te apresenta várias opções. [link para matérias sobre o tema, Visite Amapá]
Outras pessoas preferem imergir em meditações e bem-estar e aproveitam o feriado prolongado com um verdadeiro retiro de fé e espiritualidade. Esses eventos não são apenas para praticantes das doutrinas, mas para qualquer pessoa que deseja essa conexão íntima.
Alguns dos retiros espirituais mais tradicionais nessa data, estão o Retiro Espiritual “5 IPB”, realizado pela Igreja Presbiteriana, O “Alegrai-vos”, realizado pela Diocese de Macapá o EMEP (Encontro da Mocidade Espírita) realizado pela Feap (Federação Espírita do Amapá).
